Nós somos tão viciados em comprar online e serviços digitais que fica impossível desistir completamente de tudo isso. Infelizmente, com todas as vantagens da tecnologia, vem também um custo por detrás. E nunca que nós gostaríamos de pagar algo que deixasse um buraco em nossos bolsos.

Todos os anos milhares de fraudes e cyber-crimes são relatados, entretanto nem todos os casos são resolvidos a favor do cliente e muitos consumidores acabam tendo um custo pesado por causa da falta de conhecimento de como fazer compras com segurança.

Dicas para Comprar com Segurança Online
1. Use Sites Conhecidos

Uma das melhores dicas para compras online é só comprar em sites confiáveis e conhecidos. Sempre pesquise antes de fazer qualquer transação em um novo website. Poderia ser uma armadilha para roubar as informações do seu cartão e enganar você.

2. Mantenha Seu Computador Limpo

Sempre lembre de apagar os cookies ou as senhas armazenad@s se o navegador utilizado não for de confiança ou utilizado por mais de uma pessoa. Um computador limpo vai garantir sua segurança e precaver que suas informações sejam roubadas.

3. Procure Pelo Sinal De Site Seguro

O sinal de site seguro na barra de endereços antes do endereço do site está ali por um motivo. Ele indica que o site atual é criptografado e seguro para usar.

Isso só aparece após o dono do site seguir rígidos protocolos de segurança. Sempre verifique que o endereço do website tem HTTPS invés de HTTP antes da URL.

4. Use O Aplicativo Da Loja

A maioria dos varejos/eCommerce possuem seus próprios aplicativos para plataformas mobile, que são seguros e criptografados com todos os protocolos de segurança. É aconselhável comprar online através de aplicativos mobile, em vez de fornecer os detalhes do seu cartão e de identidade em um site conhecido ou desconhecido.

5. Use Uma VPN Para Privatizar Sua Rede

Sempre que você estiver viajando, evite fazer transações online por meio de Redes Públicas. Se tem algo que é realmente importante, é verificar que você usa uma VPN (Virtual Private Network) para conectar a um Wi-Fi ou hotspot público.

6. Evite Transações Com Cartão, Pague Com O Celular

Se você está em um local onde existam códigos QR para escanear, faça os pagamentos pela sua carteira virtual, PicPay por exemplo, evitando passar o cartão de crédito ou débito. Muitas vezes nunca vamos saber qual maquininha está clonando seu cartão ou fazendo uma cobrança indevida.

7. Não De A Informação Toda De Mão Beijada

Se você nunca experimentou um site qualquer que estava pedindo por muitas informações, e alegava serem informações obrigatórias para uma compra segura ou processar um pedido, mantenha-se alerta e clique em voltar para evitar o processamento de um pagamento da então “compra segura”.

8. Procure Por Órgãos Experientes Em Achar Fraudes

Nunca exite em compartilhar experiências ruins ou tentativas de fraudes com órgãos como Reclame AquiPROCON, etc. mesmo que para se prevenir. Isso vai aumentar suas chances de recuperar danos causados, além de reduzir as chances de outras pessoas serem enganadas.

9. Cartões Pré-Pago e Presente São A Melhor Forma De Viajar

Se vocês está viajando, é melhor utilizar cartões presente ou pré-pagos que definem um limite. Mesmo que você seja alvo de uma fraude, você vai se prevenir de uma perda maior do que seria se fosse seu cartão do banco.

10. Use PayPal Ou Cartão De Crédito Invés De Débito

PayPal ou Cartões de Crédito são a melhor forma de pagamento pois eles só processam transações seguras. A informação recebida também é verificada e nós podemos recorrer caso haja uma cobrança não autorizada. No caso dos cartões de débito, só é feito um pedido ao banco para investigar.

11. Conheça Os Termos E Condições Da Empresa

Sempre leia os termos e condições de reembolso e pagamento da empresa antes de cair em um processo de pagamento não autorizado. Geralmente as pessoas simplesmente apertam em aceitar e acabam esquecendo de ler.

12. Nunca Salve Suas Informações De Identidade Ou Do Cartão

É recomendável manter limpo os cookies do navegador e nunca salvar os dados do cartão ou detalhes pessoais no navegador. Você nunca saberá quando um cyber-ataque poderá fisgar todos os detalhes do seu navegador.

13. Diga NÃO aos Emails De Phishing

Nunca clique em anexos ou links chamativos de sorteios. Estes são apenas armadilhas para te enganar e coletar suas informações para uma farsa.

14. De Olho No Extrato

Sempre confira seu extrato bancário ou do cartão de crédito para poder verificar possíveis pagamentos desconhecidos ou não autorizados. O valor pode ser grande ou pequeno, mas uma moeda não contada é uma moeda perdida.

15. Use Verificação de 2 Fatores

Sempre mantenha a verificação de 2 fatores ativada para todos os seus cartões de crédito e débito para ficar longe de débitos não autorizados na sua fatura. Sem uma correta OTP (Senha de Uso Único) ninguém pode roubar seu dinheiro.

16. Não Caia Em Ofertas Lucrativas

Nada é de graça! Sempre ira custar alguma coisa ou outra. Certifique*se de que você nunca ira cair em ofertas lucrativas ou de graça, acordos de uma pessoa para outra e tudo. Sempre confira que você está pagando a pessoa certa, para garantir uma compra segura.

17. Mantenha Seu Sistema Protegido

Seu computador é seu melhor amigo e pode ser seu pior inimigo também. Sempre mantenha um bom antivírus/antispyware/antimalware no seu computador para ter certeza que seu computador está limpo e saudável o suficiente para fazer transações financeiras. Atualize o software sempre que possível para ter as informações dos últimos relatos.

18. Tenha Senhas Fortes

Sempre utilize senhas fortes usando o alfabeto alpha-numérico. Mantenha senhas diferentes para todos os sites que utiliza. Você talvez opte por usar um gerador de senhas fortes para segurança em comprar online. Isso fara com que seja forte suficiente mas fácil de lembrar na hora de processar pagamentos.

19. Use O Seu Próprio Dispositivo

Maximize o uso de seus aparelhos pessoais em qualquer tipo de pagamento. Seu dispositivo sempre estará com você e a chance de existir um vazamento de informações é minimizado.

Siga essas dicas para permanecer seguro e ter a melhor experiência comprando online!