Neste projeto arduino vou mostrar como desenvolver, passo a passo, da montagem dos componentes até a programação, o projeto arduino que faz um led piscar em um intervalo de tempo definido por você. Este é um projeto introdutório ao mundo arduino, e te dará uma boa idéia do funcionamento deste pequeno e fantástico microcontrolador, que também é chamado de plataforma de desenvolvimento. Esse projeto também mostrará a interação do arduino, através de suas portas digitais, com componentes eletrônicos externos, como o led e o resistor. E usaremos uma protoboard como base para a ligação entre arduino e componentes eletrônicos. Então vamos lá!

projeto arduino pisca led

Para construir este projeto você vai precisar de:

  • um Arduino;
  • uma protoboard;
  • um led;
  • um resistor de 470 ohms;
  • dois fios jumper;

E os componentes eletrônicos devem ser conectados da seguinte forma: primeiro coloque o led na protoboard, e na perna positiva do led (a perna maior) coloque o resistor e ligue o resistor no pino digital 10 do arduino. A perna negativa do led (a perna menor) ligue no pino GND do arduino. Segue abaixo um esqueminha para facilitar a montagem dos componentes.

Esquema projeto arduino pisca led

Abaixo segue também o código fonte completo deste projeto, que deve ser compilado e depois fazer o upload para o arduino.

//Projeto arduino pisca led
 
void setup() {
  pinMode(10,OUTPUT);
}
 
void loop() {
  digitalWrite(10,HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(10,LOW);
  delay(1000);
}

Explicação sobre o programa

Tudo após um // é um comentário dentro do programa.

void setup( ) é um método e é executado uma vez assim que o arduino é ligado.

void loop( ) também é um método que é executado, como diz o próprio nome, em loop enquanto o arduino estiver ligado.

O comando pinMode(10, OUTPUT) define o pino digital 10 do arduino como um pino de saída. É o pino em que o led está ligado.

O comando digitalWrite(10,HIGH) liga o led.

O comando digitalWrite(10,LOW) desliga o led.

O comando delay(1000) faz o arduino esperar 1 segundo antes de executar o próximo comando. Para fazer o arduino esperar 2 segundos use delay(2000), para fazer esperar 5 segundos use delay(5000), para fazer esperar 1 minuto use delay(60000) , e assim por diante.